As infeções sexualmente transmissíveis são, tal como o nome indica, infeções que são transmitidas de uma pessoa para outra através do contacto sexual. Estas infeções são provocadas por microrganismos como bactérias, vírus e parasitas que estão no sangue, sémen e outros líquidos corporais ou à superfície, na pele e mucosas da zona genital. Por isso o contacto pode ser através de sexo vaginal, oral e anal.
O copo menstrual é um dispositivo para o controlo do fluxo menstrual. É um copo pequeno e flexível em forma de funil feito de silicone medicinal que é inserido na vagina para coletar o fluido menstrual, em vez de o absorver.
O Plano Nacional de Vacinação (PNV) aplica-se, gratuitamente, a todas as pessoas residentes em Portugal. É um calendário de toma de vacinas recomendado pelas autoridades de saúde em Portugal. As vacinas incluídas no PNV são administradas universal e gratuitamente ao maior número possível de pessoas, não existindo barreiras para a sua administração, exceto, evidentemente, no caso em que um indivíduo tenha contra-indicações médicas.
A vacinação é uma ferramenta poderosa e uma das formas mais eficazes e menos dispendiosas de prevenir doenças infeciosas. Esta forma de imunização ativa está cientificamente provada e impede entre duas e três milhões de mortes anuais relacionadas com doenças como o sarampo, a tosse convulsa ou tétano neonatal, segundo dados da OMS.
O objetivo das vacinas é a proteção dos indivíduos e da população em geral contra as doenças com maior potencial para constituírem ameaças à saúde pública e individual e para as quais há proteção eficaz por vacinação. A vacinação é um ato de cidadania. Ao ser vacinado está a proteger-se a si, aos outros e ao futuro.
Segundo a OMS, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. A adoção de hábitos de saúde saudáveis é fundamental para prevenir e evitar a doença.