-
Será que as dietas são uma boa alternativa para perder peso? Podem ser, mas geralmente funcionam bem a curto prazo. No entanto, uma reeducação alimentar vai permitir efeitos positivos a longo prazo mostrando-se numa alternativa mais saudável e sustentável.
-
O jejum intermitente é um termo geral que significa fazer pausas periódicas na alimentação. É usado para descrever uma variedade de padrões alimentares em que nenhumas calorias são consumidas por períodos que podem variar de 12 horas a vários dias, de forma recorrente. Pode ser feito em vários ciclos de tempo e, dependendo dos objetivos pretendidos, pode ou não incluir restrição calórica durante os períodos de alimentação.
-
Para conseguir perder gordura é necessário apenas um requisito: um défice calórico (quando consumimos menos energia do que o organismo necessita para o normal funcionamento). Quando entramos num défice calórico estamos a forçar o nosso corpo a encontrar uma fonte alternativa de energia para queimar e continuar a trabalhar. É aí que o corpo vai buscar a gordura corporal armazenada, conseguindo, desta forma atingir o nosso objetivo – perda de gordura.
-
Nos dias que correm, a oferta em termos de produtos alimentares tem vindo cada vez mais a aumentar. A diversidade de produtos é tão grande e o marketing envolvente pode muitas vezes levar-nos a tomar decisões erradas sem termos noção do que estamos a comprar. Aprender a distinguir quais os alimentos mais saudáveis e aprender a ler os rótulos que mostram a lista de ingredientes e a composição nutricional dos alimentos demonstra-se fundamental para adotar uma alimentação equilibrada.
-
Para saber qual o seu peso ideal é usado uma medida internacional – o IMC – índice de massa corporal. Esta medida é usada em praticamente todo o mundo como forma de identificar, rapidamente situações de défice, excesso de peso ou obesidade. É o resultado de uma fórmula que relaciona o peso e a altura de uma pessoa.
-
Se consumirmos mais energia (calorias) do que aquela que gastamos vamos entrar num excesso de energia fornecida ao organismo (excesso calórico). Essa energia não é consumida e é armazenada nas células em forma de gordura. E é assim que aumentamos a massa gorda, e consequentemente de peso.