-
Este teste é realizado a partir do 3º dia de vida e se possível até ao 6º e permite rastrear uma série de doenças graves, quase sempre genéticas, que são de difícil diagnóstico nas primeiras semanas de vida e que podem trazer problemas graves ao bebé, no futuro.
-
A primeira consulta do bebé no Centro de Saúde deve ser realizada até aos 15 dias de vida. Durante esta consulta são avaliados vários parâmetros relativos ao parto e recém-nascido e são realizados diversos ensinos pertinentes para esta fase.
-
O teste de APGAR é o primeiro exame realizado ao recém-nascido e permite avaliar a sua saúde global e o seu nível de adaptação à vida fora do útero nos primeiros minutos de vida.
-
As primeiras horas, dias e semanas de vida de um bebé são de extrema importância pois podem determinar que um bebé que nasce saudável permaneça de boa saúde e tenha um adequado desenvolvimento. Todos os recém-nascidos precisam de cuidados básicos chamados de cuidados essenciais ao recém-nascido. Estes cuidados são iniciados logo após o nascimento do bebé.
-
A importância de um acompanhamento e vigilância regular de saúde desde o nascimento do bebé até aos 18 anos de idade tem vindo a aumentar nos últimos anos e a revelar-se um recurso valioso na prevenção de futuros problemas e na promoção da saúde de crianças e adolescentes.
O Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil é um programa de vigilância de saúde da DGS, que se encontra em vigor desde junho de 2013 e define a calendarização das consultas em idades-chave e os seus principais objetivos.
-
O Plano Nacional de Vacinação (PNV) aplica-se, gratuitamente, a todas as pessoas residentes em Portugal. É um calendário de toma de vacinas recomendado pelas autoridades de saúde em Portugal. As vacinas incluídas no PNV são administradas universal e gratuitamente ao maior número possível de pessoas, não existindo barreiras para a sua administração, exceto, evidentemente, no caso em que um indivíduo tenha contra-indicações médicas.