-
Sabemos que a sua prática é fundamental para a saúde e o bem-estar das populações, estando comprovado cientificamente que ajuda a prevenir e controlar doenças não transmissíveis, como as doenças cardiovasculares, diabetes e neoplasias, ajudando a prevenir fatores de risco como a obesidade, hipertensão arterial e a dislipidemia. A atividade física contribui ainda para a nossa saúde mental e para manter um peso corporal saudável.
-
Vários estudos analisaram o papel da atividade física em vários grupos da população, de géneros e faixas etárias diferentes e quais os seus resultados em ganhos em saúde. No entanto esses estudos levantaram questões sobre o tipo de exercício físico e quanto é necessário para obter benefícios para a saúde. Para responder a esta pergunta, os investigadores estudaram os três tipos principais de atividade física: o exercício aeróbico e o exercício de fortalecimento muscular e de fortalecimento ósseo, conhecido como anaeróbio. Têm também estudado atividades de equilíbrio e flexibilidade.
-
Para conseguir perder gordura é necessário apenas um requisito: um défice calórico (quando consumimos menos energia do que o organismo necessita para o normal funcionamento). Quando entramos num défice calórico estamos a forçar o nosso corpo a encontrar uma fonte alternativa de energia para queimar e continuar a trabalhar. É aí que o corpo vai buscar a gordura corporal armazenada, conseguindo, desta forma atingir o nosso objetivo – perda de gordura.
-
Desde que seja praticado de forma moderada e que não tenha nenhuma contraindicação, a grávida pode e deve praticar exercício físico durante a gravidez. Em conjunto com uma alimentação saudável, a atividade física permite a manutenção da condição física durante a gravidez, diminui a probabilidade de complicações durante o parto e ajuda na recuperação pós-parto.
-
Quando falamos na prática de exercício físico surge inúmeras vezes o fator “falta de tempo” como um dos impedimentos à sua prática. Desta forma surge a necessidade da criação de planos de treino eficientes que permitam aliar o pouco tempo disponível aos benefícios de saúde associados ao exercício físico. Neste contexto surge o famoso treino intervalado de alta intensidade, mais conhecido como treino HIIT (High Intensity Interval Training)
-
O treino de força, mais popularizado como musculação, tem vindo a ganhar adeptos nos últimos anos e tem-se mostrado uma ferramenta eficaz, não só no ganho de força e de massa muscular, mas também nos inúmeros benefícios para a saúde.
Diversos estudos sugerem que o treino de força é tão importante como o exercício aeróbico. Esta modalidade aumenta a massa muscular, a força e a densidade mineral óssea o que permite uma melhoria na capacidade de realizar atividades de vida diárias.