-
A endometriose é uma doença crónica do foro ginecológico. É uma patologia benigna, progressiva e dependente de estrogénio que se caracteriza pela presença de tecido semelhante ao endométrio (tecido que reveste o útero da mulher) fora da cavidade uterina.
-
Podem ser inúmeras as causas que podem afetar a fertilidade, sendo uma delas a existência de endometriose.
A endometriose acomete aproximadamente 5 a 15% das mulheres em idade reprodutiva e alguns estudos relatam que entre 30 e 50% das mulheres com esta doença são inférteis.
-
A HTA (hipertensão arterial) é uma doença silenciosa, mas que pode matar. Os doentes com HTA têm um maior risco de desenvolverem doenças cérebro e cardiovasculares, problemas renais, entre muitos outros. Saber quais os valores normais de tensão arterial e detetar precocemente a HTA é fundamental para prevenir complicações associadas a este problema.
-
A obesidade é considerada como a pandemia do Século XXI. Sendo um dos principais fatores de risco modificáveis, para a maioria das doenças não transmissíveis, atinge crianças, adultos e idosos aumentando a prevalência dessas doenças. É por isso importante adotar estratégias que minimizem o impacto deste problema nível mundial.
-
Segundo a OMS, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo.
A adoção de hábitos de saúde saudáveis é fundamental para prevenir e evitar a doença.
-
Os fatores de risco cardiovascular, causados na maioria das vezes por hábitos de vida pouco saudáveis, são os principais impulsionadores das doenças cérebro e cardiovasculares, sendo estas as doenças que mais matam no mundo. É importante conhecê-los, preveni-los e tentar controlá-los para se salvarem vidas.