Saúde Reprodutiva e da Mulher
-
A endometriose é uma doença crónica do foro ginecológico. É uma patologia benigna, progressiva e dependente de estrogénio que se caracteriza pela presença de tecido semelhante ao endométrio (tecido que reveste o útero da mulher) fora da cavidade uterina.
-
Podem ser inúmeras as causas que podem afetar a fertilidade, sendo uma delas a existência de endometriose.
A endometriose acomete aproximadamente 5 a 15% das mulheres em idade reprodutiva e alguns estudos relatam que entre 30 e 50% das mulheres com esta doença são inférteis.
-
O copo menstrual é um dispositivo para o controlo do fluxo menstrual. É um copo pequeno e flexível em forma de funil feito de silicone medicinal que é inserido na vagina para coletar o fluido menstrual, em vez de o absorver.
-
O ciclo menstrual é o termo usado para definir as alterações fisiológicas e cíclicas que ocorrem nas mulheres e que têm como finalidade a reprodução sexual e a fecundação.
-
É chamado de período fértil o intervalo de tempo, no ciclo menstrual, em que as mulheres, em idade reprodutiva, têm maior probabilidade de engravidar. Este intervalo de tempo pode variar de mulher para mulher e de ciclo para ciclo.
-
A gravidez é sempre um momento marcante na vida de um casal. Uma gravidez planeada pelos futuros pais é muito importante, de forma a garantir que todo o processo seja envolto de tranquilidade e estabilidade, preparando-os para o impacto das mudanças físicas e para implicações psicológicas que o momento acarreta.