Se consumirmos mais energia (calorias) do que aquela que gastamos vamos entrar num excesso de energia fornecida ao organismo (excesso calórico). Essa energia não é consumida e é armazenada nas células em forma de gordura. E é assim que aumentamos a massa gorda, e consequentemente de peso. Se ingerirmos a mesma quantidade de calorias que gastamos entramos em equilíbrio e mantemos o peso corporal.
Ao ingerir menos energia do que o nosso organismo precisa entramos num deficit calórico. Nesse estado, o nosso corpo vai necessitar de recrutar mais energia para realizar as tarefas quotidianas. E onde vai buscar essa energia extra? à gordura corporal que é armazenada como depósito de reserva energética. Desta forma conseguimos diminuir a massa gorda e atingir o objetivo da perda de peso.
Estas são as bases de uma dieta. É tudo uma questão matemática: quanto mais energia ingerirmos mais acumulámos e vice-versa.
Neste sentido, é importante ter uma noção de quantas calorias têm os alimentos para podermos fazer o balanço calórico da nossa alimentação. Assim, temos uma noção do quanto precisamos de ingerir para atingir o objetivo, seja emagrecer, manter ou aumentar de peso.
No entanto não podemos considerar apenas a energia (calorias) dos alimentos, pois os nutrientes presentes na alimentação são importantíssimos e essenciais para mantermos a saúde e o normal funcionamento do organismo. Logo é fundamental termos sempre presente a composição nutricional de um alimento aliado ao seu valor calórico.
Por exemplo: um refrigerante tem mais ou menos a mesma quantidade de calorias que um copo de sumo natural de laranja. No entanto, o sumo natural é rico em vitaminas e antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce e ajudam a reforçar a imunidade. E se for consumida a fruta inteira ainda melhor, porque conseguimos obter o benefício da fibra que esta contém. Sendo assim, o refrigerante vai proporcionar ao corpo calorias “vazias”, enquanto que o sumo de fruta fornece calorias cheias de nutrientes necessárias ao organismo.
Por isso, a importância de perceber o valor calórico dos alimentos, mas acima de tudo saber qual o seu valor nutricional e saber escolher a melhor opção. Já que temos que ingerir calorias proveniente dos alimentos para vivermos, que esta seja uma energia cheia de coisas boas.