Sempre que queremos perder peso tentámos encontrar o caminho mais rápido e muitas vezes acabámos por tomar decisões menos boas em termos de alimentação e que podem ajudar a curto prazo mas que se revelam ineficazes na manutenção de um peso saudável.
Sabemos que para perder peso é necessário consumir menos calorias (energia) do que aquelas que o nosso corpo necessita. Para isso, fazer dieta mostra-se uma estratégia eficaz mas que dificilmente se consegue manter a longo prazo, o que leva muitas vezes ao efeito “io-iô”, em que a pessoa perde peso mas rapidamente volta ao seu peso normal quando deixa de a fazer.
Além disso, existem dietas muito restritivas, com exclusão de determinados grupos alimentares, que vão ser difíceis de cumprir e podem levar a défices nutricionais com prejuízo para a saúde. Dietas que eliminam os hidratos de carbono ou as gorduras por exemplo, podem mostrar resultados a curto prazo porque diminuem o número de calorias ingeridas, mas vão levar ao aumento de desejos por outros alimentos e diminuir a sensação de saciedade, o que faz com que a pessoa sinta que está sempre com fome e nunca se sinta satisfeita, o que faz com que rapidamente deixe a dieta e volte ao peso inicial. Ou seja, não são dietas sustentáveis que se consigam manter durante muito tempo.
Uma reeducação alimentar implica que se aprendam novos conceitos e que se mudem hábitos e rotinas alimentares. Implica uma mudança e claro que sabemos que muitas pessoas são renitentes à mudança. Mas esta alteração de hábitos e comportamentos alimentares não vai só permitir que haja uma perda de peso, mas que a pessoa tenha uma vida com mais qualidade e com menos problemas de saúde que podem ser prevenidos por uma adoção de hábitos de vida mais saudáveis.
Existem uma série de estratégias que deve adotar de forma a conseguir reeducar a sua alimentação:
Estas são algumas estratégias de reeducação alimentar que vão ajudar a manter uma alimentação equilibrada e uma perda/manutenção de peso saudável durante toda a vida e não só em determinadas alturas como quando queremos “preparar o corpo para o verão”.
Em vez de restrições alimentares excessivas e muitas vezes pouco saudáveis pense antes em reestruturar a sua alimentação, criando novos hábitos que pode manter no futuro e que vai permitir uma vida mais saudável. Associe ainda, a uma boa alimentação, a prática de exercício físico regular para melhorar a sua saúde e conseguir atingir mais rapidamente os seus objetivos.
Na dúvida deve sempre procurar ajuda de profissionais de saúde que avaliam cada caso individualmente e vão ajudar no seu caso em particular.
Não entre em dietas da moda. Não queira resultados a curto prazo que não consegue manter. Pense na sua versão do futuro e como vai querer envelhecer. Mude hábitos e crie rotinas saudáveis. Cuide de si.
Leia os artigos neste site relacionados com nutrição e fitness e aprenda como adquirir hábitos alimentares e de vida mais saudáveis.
Artigo de opinião, baseado em experiências pessoais e conhecimento adquirido de forma autodidata.