-
O segundo trimestre de gravidez corresponde aos 4º, 5º e 6º meses e às semanas 14 a 26 (+ 6 dias) da gestação.
Durante estes 3 meses estão preconizadas duas consultas de vigilância no centro de saúde e uma ida à maternidade (referenciada através do médico de família).
-
Durante estes 3 meses está preconizada uma consulta de vigilância no centro de saúde e uma ida à maternidade (referenciada através do médico de família).
-
Após descobrir a gravidez existem uma série de consultas e exames que são marcados de forma a garantir uma vigilância adequada da gestação. De salientar que as consultas e os exames descritos neste artigo são as preconizadas numa gravidez de baixo risco. Cada gravidez é diferente e pode requerer uma vigilância distinta dependendo do risco para acarreta para o bebé e/ou grávida.
-
A notícia de uma gravidez, quando desejada, traz um misto de emoções para os futuros pais. Uma enorme felicidade junta-se à ansiedade e preocupação com a saúde do bebé. Começam a surgir uma série de dúvidas sobre o que devem fazer e quando começar.
-
A HTA (hipertensão arterial) é uma doença silenciosa, mas que pode matar. Os doentes com HTA têm um maior risco de desenvolverem doenças cérebro e cardiovasculares, problemas renais, entre muitos outros. Saber quais os valores normais de tensão arterial e detetar precocemente a HTA é fundamental para prevenir complicações associadas a este problema.
-
A obesidade é considerada como a pandemia do Século XXI. Sendo um dos principais fatores de risco modificáveis, para a maioria das doenças não transmissíveis, atinge crianças, adultos e idosos aumentando a prevalência dessas doenças. É por isso importante adotar estratégias que minimizem o impacto deste problema nível mundial.