A gravidez, quando desejada, é um momento de pura alegria e felicidade para a mulher/casal, mas podem surgir uma série de desconfortos, em determinados momentos, que podem ser incómodos. Estes desconfortos podem surgir em maior ou menor intensidade e variar de mulher para mulher. Contudo, com alguns cuidados estes sintomas podem ser atenuados de forma a se conseguir vivenciar uma gravidez mais calma e tranquila.
O segundo trimestre de gravidez corresponde aos 7º, 8º e 9º meses e às semanas 27 à 40 da gestação. Durante estes 3 meses estão preconizadas no mínimo 4 consultas de vigilância no centro de saúde e pelo menos 2 idas à maternidade (referenciada através do médico de família). O número de consultas vai depender de quando o bebé decidir nascer.
O segundo trimestre de gravidez corresponde aos 4º, 5º e 6º meses e às semanas 14 a 26 (+ 6 dias) da gestação. Durante estes 3 meses estão preconizadas duas consultas de vigilância no centro de saúde e uma ida à maternidade (referenciada através do médico de família).
Durante estes 3 meses está preconizada uma consulta de vigilância no centro de saúde e uma ida à maternidade (referenciada através do médico de família).
Após descobrir a gravidez existem uma série de consultas e exames que são marcados de forma a garantir uma vigilância adequada da gestação. De salientar que as consultas e os exames descritos neste artigo são as preconizadas numa gravidez de baixo risco. Cada gravidez é diferente e pode requerer uma vigilância distinta dependendo do risco para acarreta para o bebé e/ou grávida.
A notícia de uma gravidez, quando desejada, traz um misto de emoções para os futuros pais. Uma enorme felicidade junta-se à ansiedade e preocupação com a saúde do bebé. Começam a surgir uma série de dúvidas sobre o que devem fazer e quando começar.